ARTIGOS
Homilia
Palavra do Pastor
Reflexões
CONTEÚDO
A Arquidiocese
Belém em Missão
CCFC
Paróquias e Igrejas
Pastorais e movimentos
Plano de Pastoral
Vida Consagrada
EM DIA
Agenda
Galeria de imagens
EM REDE
Cadastre-se
Contato
Sobre o site
IGREJA
CELAM
CNBB Nacional
CNBB Norte 2
Vaticano
NOTÍCIAS
Assessoria
Crítica de Cinema
Entrevistas
 
CONTEÚDO
Plano de Pastoral
Data: 2011
Fonte: Cúria Metropolitana
A Missão da Igreja

A missão da Igreja é evangelizar! Essa é a sua missão, como a de Cristo. A igreja é convocada por Deus em Jesus Cristo na força do Espírito para tornar presente o convite à construção do Reino de Deus. Esse é o sentido último e a razão, o motivo de ser da Igreja. Mas nem sempre compreendemos bem o que isso significa e aí ficamos perdidos em meio a projetos demais ou sem projeto nenhum. Não podemos desenvolver nossa missão de qualquer jeito. E preciso organizá-la. Jesus Cristo e sua missão merecem o melhor de cada um e de todos nós. 

Evangelizar é ação e contemplação. É comunicação. É caminho. É caminhada. Evangelizar é proclamar a Boa Nova do Reino, é ajudar as pessoas, as comunidades e a sociedade a descobrir a alegria de viver no meio de um mundo pleno de desafios. 

Como devemos proclamar a Boa Nova do Reino? A resposta a essa questão revela o nosso jeito de evangelizar. 

A evangelização em nossa região amazônica começou há quase 400 anos atrás. Aqui chegaram missionários, religiosos e padres seculares para anunciar a Boa Notícia aos seus habitantes e constituir a Igreja de Jesus. Embora com critérios e categorias diferentes da cultura de nossos povos, nunca deixaram de viver e testemunhar com fervor, ardor e paixão a fé cristã: arriscando a vida, perseguidos, processados, exilados e até derramando seu sangue por causa da missão. Com seu trabalho estabeleceram aldeamentos missionários, Paróquias, frentes pioneiras de ação pastoral até a fundação da diocese em 1719. Belém é a 5ª Diocese do Brasil. Em 1906 aconteceu a elevação da diocese à Arquidiocese. E já se vão 100 anos! Sob a liderança dos nossos bispos muito foi feito para ajudar o nosso povo a crer em Deus e a viver com dignidade. 

Ao longo deste tempo a Igreja de Belém procurou organizar-se adequando às necessidades do tempo, da realidade cultural e social um projeto de pastoral. 

Hoje sentimos a necessidade de mudanças. Realizamos um processo de avaliação, estudos, reflexões até chegar a elaboração de um novo plano de pastoral que oriente essas mudanças, que nos ajude também a pensar num trabalho bem organizado e planejado que tenha sua eficácia. A Igreja concretiza sua ação no mundo através da evangelização e do pastoreio, por isso se organizam as pastorais, os movimentos, os grupos,... tudo a serviço do Reino de Deus. Precisamos, pois, estruturar e trabalhar ordenadamente para que possamos atingir objetivos concretos. 

Neste chão da Região Metropolitana de Belém a Igreja tem níveis de atuação eclesial, que bem ordenados, serão meios eficazes da propagação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Queremos vivenciar em nosso meio uma verdadeira eclesiologia de comunhão e participação.

Todos temos consciência de que a vida da Igreja de Cristo pulsa em primeiro lugar em cada família, a Igreja Doméstica. Mas ainda não é propriamente dito, um nível eclesial. Precisa haver um agrupamento de famílias ou um grupo de pessoas em um ambiente comum que formam uma COMUNIDADE ou um grupo de rua, de vivência, o primeiro nível de Igreja, básico, fundamental, onde as pessoas se conhecem melhor, partilham a fé e a vida, rezam, lêem a Palavra e celebram o mistério pascal, a Eucaristia. Esses grupos têm seus animadores, coordenadores, agentes de pastoral que se dedicam, de corpo e alma, a organizá-los e a animá-los. Esses pequenos núcleos eclesiais formam a PARÓQUIA que faz a rede (comunhão) das comunidades, dos grupos de vivência, de rua, de evangelização, dos movimentos com carismas específicos e as diversas pastorais. As Paróquias reunidas em uma determinada área estão organizadas em REGIÕES EPISCOPAIS, que têm o Vigário Episcopal como coordenador e que formam depois a ARQUIDIOCESE. A Arquidiocese é constituída, pois, em primeiro lugar dessa rede de relações, de vivência da fé, que formam o chão de nossa atuação evangelizadora e pastoral. À frente de toda essa organização está o BISPO, Pastor indicado por Deus e pela Igreja, que tem a tarefa máxima de coordenar, animar, articular, administrar seu rebanho, contando para isso com inúmeros colaboradores, como os Vigários Episcopais, os Párocos, os coordenadores de pastorais, grupos e movimentos eclesiais espalhados pelo imenso chão de sua Arquidiocese. 

A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral está também ao lado do Bispo para ajudar na sua missão. Ao longo desses últimos anos a Coordenação é responsável pela elaboração e execução dos Planos que vêm sendo realizados desde os anos 80 em Belém. 

A assembléia realizada em março de 2006 reforçou a proposta da integralidade e integração da ação evangelizadora e a necessidade de uma maior participação na organicidade e planejamento desta ação. 

Por isso a elaboração do novo Plano chamou todos os católicos de Belém a uma participação maior. Parece mais demorado, mais complicado, mas é o jeito próprio de ser da proposta de integração e participação. A responsabilidade pelo Plano toma-se de todos e de cada um, não só na elaboração, mas na execução e no chamamento para que todos os segmentos eclesiais possam integrar-se, pois é a ação da Igreja que está sendo realizada e não de um grupo ou só da paróquia, separada das outras. A Arquidiocese é a Igreja de Cristo presente e atuante na realidade de Belém. 

Seguem, nos links na coluna a direita, as PISTAS DE AÇÃO consideradas prioritárias pela Assembléia, a partir dos DESAFIOS relacionados aos âmbitos da PESSOA, da COMUNIDADE e da SOCIEDADE, e estes às exigências ou dimensões da ação evangelizadora: ANÚNCIO, SERVIÇO, DIÁLOGO e TESTEMUNHO DE COMUNHÃO. Isso quer dizer que qualquer atividade, programação, evento pastoral que se realize deve ter como "parâmetro" essas diretrizes. Ao longo dos 10 anos que faltam para celebrar os 400 anos de evangelização da Amazônia, essas referências orientarão nossos passos para a concretização do Reino de Deus em nossa sociedade belenense. 


Imprimir... | Indique esta...
 
 
Links
Apresentação
A Missão da Igreja
 
 
Sublinks
Coordenação de Pastoral
Desafios Prioritários

 

 
Home | Webmail | Fale Conosco | Cadastre-se